Se Eu Fosse Uma Vaca, Eu Queria Ser Uma Das Minhas?

Fabrício Nascimento, produtor de leite em Joia (RS) e palestrante*

A pergunta que todo produtor deve se fazer é: se eu fosse uma vaca, eu queria ser uma das minhas? Para responder a essa pergunta, devemos passar “um dia de vaca” e ver se estamos atendendo às necessidades delas.

Pois bem, comece cedo, sendo acordado do seu repouso e levado para a sala de espera. Considere que nem sempre a vaca tem tempo de se espreguiçar quando levanta. Já tocamos elas, porque estamos com pressa. Fique o tempo de ordenha parado na sala de espera, mesmo
que ela contenha barro e pedras: “tenho que ir correndo, pois hoje ele acordou atrasado”.

No final da ordenha das vacas, percorra a saída da sala de ordenha, mesmo que tenha pedras e barro, e considere que sempre vai ter uma vaca dominante empurrando, sem ter tempo de desviar das pedras. Aí fique no pasto junto com as vacas, faça seu café da manhã lá e fique parado até meio dia no sol escaldante, pois o piquete está fechado mesmo que os animais não estejam comendo.

Meio dia, quando sair do piquete, tente beber água rápido, mas imagine que um lutador de UFC vai empurrar você e não vai mais poder beber, assim como a vaca dominante empurra as menores. Então, vá para a sombra, lembrando do lutador de UFC. Sombra, se for pouca,
vai ser só para as vacas dominantes. Nesta sombra, se tiver barro, deite no barro e tente descansar.

Saia desta sombra com sede e com muito calor e tente comer um alimento bem pesado como a silagem oferecida para a vaca: você não vai conseguir por causa do calor. Na hora da ordenha da tarde, faça a mesma rotina da manhã, tente beber água rápido antes que a dominante empurre você ou que o produtor o toque com pressa e não dê tempo para você se hidratar.

Mas antes de realizar estas atividades, lembre-se que vaca não usa bota e nem casaco. Então passe por tudo isso descalço e sem camisa.

No final do dia, veja se você está oferecendo para suas vacas o que elas merecem e se pergunte novamente: se eu fosse uma vaca, eu queria ser uma das minhas?

Na maioria das vezes, a resposta muda depois do teste, mas nunca é tarde para mudar e geralmente são pequenos detalhes que precisam ser mudados para oferecer conforto. Água limpa, de qualidade e em quantidade, sombra, comida e condições de locomoção: é disso que a vaca precisa. Pequenos detalhes fazem a diferença.

Fonte: www.milkpoint.com.br

Publicado por: Renato Alves

📰✨ Jornalista, editora do jornal Cooperabaeté desde setembro de 1998. 🗞️🖊️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Atendimento online