Médica veterinária da Cooperabaeté, produtora rural, cooperada, filha, esposa, dona de casa, mãe. O dia a dia de Mariana Arruda Avelar é um corre-corre daqueles. “Um desafio conciliar o trabalho, essa vida no campo e a maternidade.
Quando engravidei, muita gente falava que eu não ia conseguir. Realmente, não é muito fácil. Mas é possível. E é maravilhoso!”, destaca Mariana, com a filha Isadora nos braços, em um dos ambientes que ela mais ama no mundo: a Fazenda Barcelona.
Foi ali, sempre junto do pai Marconi, que Mariana descobriu, ainda criança, que queria ser veterinária. “Cresci no meio do gado, acompanhando a tiração de leite, andando a cavalo. Na época da escola, mudei pra cidade, mas sempre voltava pra roça. E a Isadora, com três aninhos, já mostra interesse, gosta de ficar perto dos animais, acompanha a gente nos leilões, é apaixonada pela fazenda”.
Formada em 2012 pela PUC Betim, Mariana conta que enfrentou muitos preconceitos no início da carreira. “Naquela época, praticamente não tinha mulher trabalhando a campo. Fui contratada pela Cooperabaeté, e muitos produtores, muitos funcionários das fazendas achavam que mulher nessa área não dava certo. Consegui vencer todos os obstáculos e mostrar para todo mundo que é possível quando você tem vontade, quando você gosta do que faz”, diz.
Tanto ela como o marido, o médico veterinário e produtor rural Gabriel, são apaixonados, principalmente, pela parte de reprodução bovina e melhoramento genético do gado de leite e de corte, através de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). “Trabalho na fazenda, em parceria com meu pai, e na Cooperabaeté, sempre buscando o aprimoramento, ajudando os produtores também na parte de reprodução, sanidade de rebanho”.
Mariana reconhece que “a assistência técnica da Cooperativa é maravilhosa. Hoje, a Cooperabaeté oferece suporte de uma maneira geral ao produtor, temos uma equipe muito boa, muito completa, com médicos veterinários, agrônomos, zootecnistas. É uma grande alegria participar desse projeto, sempre em expansão. E um grande orgulho trabalhar na Cooperativa, uma empresa que valoriza muito seus profissionais, dá cada vez mais oportunidade pra gente crescer. Como uma mãe”, finaliza Mariana.
Publicado por: Renato Alves