O Que Fazer Para Manter a Qualidade do Leite – Parte 1

“Tudo nos conformes” significa “Tudo em ordem”. Para garantir que o leite produzido apresente conformidade em todos os parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira, precisamos adotar as Boas Práticas Agropecuárias, que incluem o manejo correto e a garantia de bem-estar e de conforto animal, ou seja, controle de ambiência. Precisamos padronizar os procedimentos na fazenda e seguir as recomendações técnicas para a produção de leite seguro e com qualidade.

O que significa isto na rotina da fazenda? O que precisamos fazer? As ações gerais que precisamos implementar são: 1. Realizar ordenha higiênica (vacas com tetos limpos, desinfetados e secos); 2. Avaliar, todos os dias, o filtro do equipamento de ordenha que deve estar o mais limpo possível; 3. Avaliar a condição de higiene dos tetos; 4. Refrigerar o leite rapidamente (4º C, em no máximo 3 horas pós-ordenha); 5. Manter o leite refrigerado em temperaturas máximas de 4º C; 6. Realizar a limpeza e desinfecção dos equipamentos de ordenha e tanque, de forma adequada; 7. Avaliar a qualidade microbiológica e físico-química da água; 8. Avaliar, permanentemente, os resultados de qualidade do leite; 9. Uso racional de antibiótico.

E como podemos verificar se as práticas estão corretas? Para isso, podemos aplicar um checklist para ver se tudo está sendo realizado de forma adequada. Neste checklist, de acordo com a não conformidade observada nos resultados de qualidade do leite, podemos adotar as medidas gerais para correção do desvio. Então, o primeiro passo é identificar a não conformidade, marcando com um X, o parâmetro que não está de acordo com a legislação. Em seguida, precisamos avaliar se as medidas sugeridas estão sendo aplicadas (Quadro 1) e, assim, fazer as correções necessárias.

Para controlar, precisamos monitorar! Neste mês, vamos tratar das não conformidades relacionadas a antibiótico, CPP e CCS. Verifique as ações propostas e faça os ajustes necessários para voltar à produção de leite dentro do Tudo nos Conformes.

Publicado por: Renato Alves

Author:
Professora Titular da Escola de Veterinária da UFMG. Parceira da CCPR no Programa Tudo Nos Conformes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Atendimento online