Carta da Diretoria – Dia do Basta!

A cadeia produtiva de leite e derivados possui relevante papel socioeconômico para o Brasil, seja pela forte capacidade de geração de renda e empregos, seja para o fortalecimento da segurança alimentar nacional e enfrentamento da fome. O Censo Agropecuário mais recente apontou 1,171 milhão de propriedades produtoras de leite atuando em 99% dos municípios brasileiros. Destes, 81% (cerca de 955 mil produtores) são da agricultura familiar.

A pecuária de leite brasileira enfrenta uma série de dificuldades relacionadas ao forte aumento do custo de produção registrado a partir de 2020. Esse impacto negativo também se deve às incertezas referentes ao aumento do consumo interno de lácteos, que está
fortemente correlacionado com a retomada da economia e, consequentemente, à melhoria do poder de compra do consumidor.

Em 2022, a produção nacional recuou 4,8% em relação a 2021. E no primeiro trimestre de 2023, não houve recuperação, se comparado ao ano anterior. Ao contrário, no primeiro trimestre de 2023, a produção sofreu retração de 1,5%, quando comparada ao mesReplicamos, acima, parte do Manifesto da CNA e OCB, em repúdio às importações excessivas brasileiras de leite em pó, para mostrar a dimensão do problema vivenciado por nossos produtores de leite e de toda a cadeia produtiva de leite, que vai da indústria láctea até ao ordenhador e vários segmentos indiretos.

Nesse contexto, o forte aumento das importações leva ao incremento artificial da disponibilidade de leite e derivados, sem perspectivas concretas de evolução do consumo. Dessa forma, o intenso crescimento no fluxo das importações acentua o desestímulo à produção nacional, gerando risco real de encolhimento da cadeia e desabastecimento. Em maio de 2023, as importações triplicaram, saindo de um patamar histórico de 3% para 10% do consumo de leite do Brasil.

S.O.S LEITE

Diante da gravidade dos fatos, no dia 28 de julho de 2023, a Cooperabaeté lançou seu próprio Manifesto, com um abaixo assinado com mais de 1000 assinaturas, entre produtores e profissionais da área.

Podemos dizer que o Manifesto da Cooperabaeté, apoiado na sua integralidade pelo Fecoagro Leite Minas, foi um marco histórico para nossa cooperativa. Reconhecido como o DIA DO BASTA, o “S.O.S LEITE, BALDE CHEIO, BOLSO VAZIO” criou dimensão e hoje já conta
com abaixo-assinados em 31 cooperativas do sistema CCPR e outras 24 cooperativas filiadas à Fecoagro Leite Minas.

O DIA DO BASTA, manifesto aqui começado, vai culminar no Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, uma iniciativa da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite e apoiada por entidades de representação nacional do setor (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e Associação Brasileira dos Produtores de Leite – ABRALEITE), que se realizará no dia 16 de agosto de 2023, quarta-feira, às 14 horas, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

O tema do evento – “Importação de Leite e o Prejuízo Social para o Brasil: desestruturação da cadeia láctea, êxodo rural e desemprego” – é demanda urgente da classe do leite e reunirá centenas de produtores, sindicatos, associações e demais entidades da pecuária leiteira e cooperativas de todo o país, membros do Poder Executivo federal, governadores, secretários estaduais de agricultura e afins, além de outras autoridades.

Cooperabaeté, uma Cooperativa que construímos juntos!

Publicado por: Renato Alves

📰✨ Jornalista, editora do jornal Cooperabaeté desde setembro de 1998. 🗞️🖊️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Atendimento online