S.O.S. LEITE

Nesta quarta-feira, 16, lideranças do agronegócio de Abaeté e região participarão do Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, que será realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para debater problemas decorrentes da importação excessiva de leite em pó e pedir sua suspensão.

Segundo dados do setor, “em maio de 2023, as importações triplicaram, saindo de um patamar histórico de 3% para 10% do consumo de leite do Brasil, acentuando o desestímulo à produção nacional, gerando risco real de encolhimento da cadeia e desabastecimento”. O evento é organizado pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite e apoiada por entidades de representação nacional do setor (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e Associação Brasileira dos Produtores de Leite – ABRALEITE).

Em Abaeté, o Manifesto Regional contra as importações brasileiras de leite em pó foi lançado dia 28 de julho, durante a Tecnoagro 2023, promovida pela Cooperabaeté. “Podemos dizer que o Manifesto da Cooperabaeté, apoiado na sua integralidade pelo Fecoagro Leite Minas, foi um marco histórico para nossa cooperativa. Reconhecido como o Dia do Basta, o ‘S.O.S LEITE, BALDE CHEIO, BOLSO VAZIO’ criou dimensão e hoje já conta com abaixo-assinados em 31 cooperativas do sistema CCPR e outras 24 cooperativas filiadas à Fecoagro Leite Minas”, destaca o presidente da Cooperabaeté, Rogério Lage de Oliveira.

Ele ressalta que, “segundo dados do IBGE, o Brasil tem hoje cerca de um milhão e 200 mil produtores de leite, atuando em 99% dos municípios brasileiros, dos quais 80% são da agricultura familiar. É o setor que mais emprega no agronegócio brasileiro”.

A crítica geral das lideranças é que a importação do leite em pó da Argentina e Uruguai gera uma concorrência desleal, uma vez que os produtores desses países recebem subsídios governamentais. “Chegou o momento de dizer que somos fortes, que estamos unidos para mostrar a nossa força”, conclamou o presidente da CCPR e vice-presidente da Fecoagro, Marcelo Candioto, em discurso durante o Manifesto da Tecnoagro.

A expectativa é que o evento em Brasília reúna centenas de produtores, sindicatos, associações e demais entidades da pecuária leiteira e cooperativas de todo o país, membros do Poder Executivo federal, governadores, secretários estaduais de agricultura e afins, além de outras autoridades.

Publicado por: Renato Alves

📰✨ Jornalista, editora do jornal Cooperabaeté desde setembro de 1998. 🗞️🖊️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Atendimento online