Em um ano marcado por desafios e superações, a Cooperabaeté celebra, com orgulho, seu 95º aniversário, reafirmando seu compromisso com o produtor rural e com o desenvolvimento do agronegócio na região.
É crucial reconhecer os desafios que permeiam o cenário do agronegócio, especialmente nas localidades de atuação da Cooperabaeté. O setor enfrentou obstáculos expressivos no contexto da pecuária de leite, de corte e da agricultura.
Oscilações nos preços dos insumos, sucessivas quedas no preço do leite e da carne, condições climáticas adversas e a complexidade do cenário político, econômico e do mercado global foram alguns dos desafios enfrentados pelos agricultores e pecuaristas locais.
Contudo, a resiliência do produtor rural aliada à atuação estratégica da Cooperabaeté, que oferece produtos, serviços e assistência técnica de qualidade, contribuem para a amenização dessas adversidades, destacando a importância da cooperação e da busca por soluções inovadoras no enfrentamento dos desafios do setor agropecuário.
Dentre tantos projetos, vale destacar, em 2023, que a Cooperabaeté investiu pesado no aumento da capacidade de armazenamento de matéria prima da Fábrica de Rações, por meio da montagem de novos silos.
Também foi iniciada a construção da nova Fábrica de Sal e Premix, reforçando o compromisso de oferecer produtos da mais alta qualidade a preços acessíveis.
Cumprindo sua função social, na intenção de ajudar o produtor rural nesse momento tão delicado, a Cooperativa promoveu, até a publicação dessa matéria, a notável redução de R$ 1.144.902,91 no preço das rações Cooperabaeté, por meio da utilização de recursos oriundos de recuperações e compensações tributárias.
Novas câmaras frias foram instaladas nos supermercados de Biquinhas e Paineiras, na intenção de melhor atender nossos associados destas cidades.
Foi criado o setor de prevenção de perdas, que nos permitiu alcançar indicadores notoriamente inferiores aos padrões nacionais. Tal feito atesta o empenho da Cooperabaeté no aprimoramento da eficiência operacional e na adoção de práticas gerenciais responsáveis.
No âmbito tecnológico, houve a reestruturação de toda nossa rede lógica, que melhorou significativamente a comunicação entre as filiais.
Também foi iniciada a migração dos servidores locais para a nuvem, visando garantir maior segurança ao banco de dados. Essas iniciativas refletem o comprometimento da cooperativa com a inovação tecnológica e a proteção dos dados dos cooperados.
Por fim, no dia 19 de novembro, apesar das adversidades de um ano tão conturbado para o agronegócio, o 95º aniversário da Cooperabaeté foi celebrado com entusiasmo, pois ele reflete a tradição e solidez da Cooperativa e o nosso compromisso com o Cooperado, além da contínua busca pela excelência e qualidade.
Publicado por: Renato Alves