Cases de Sucesso na Agropecuária Regional

TIP, UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O PRODUTOR DE GADO DE CORTE MELHORAR SEUS RESULTADOS PRODUTIVOS E ECONÔMICOS

A terminação intensiva de bovinos em pastejo (TIP) foi o tema da palestra feita pelo zootecnista Marcelo Castro, dia 27 de junho, na Tecnoagro. Ele abordou o cenário atual da pecuária de corte no Brasil e destacou as principais vantagens em realizar a TIP nas fazendas. Dentre elas, Marcelo destacou que é possível combinar a intensidade do confinamento com o pasto. “Com isso, tem-se uma eficiência na produção de carne a pasto, pois a utilização da TIP possibilita a otimização dos recursos nutricionais basais (pasto) e redução no custo de produção da arroba. Além disso, ela possibilita uma maior produtividade por área, redução nos custos operacionais, menor investimento em estrutura, fácil manejo diário, simples implementação e maior bem-estar animal, quando comparado ao confinamento tradicional”.

Na palestra, Marcelo apresentou os dados de TIP da Fazenda Triunfo, do produtor Gerson Alves Ferreira. Ali, com a suplementação de 0.88% do peso corporal, foi possível obter um desempenho de 1.0 kg por dia, com um rendimento de carcaça final de 52.6%, tendo um ganho de carcaça diário de 0.87 e um custo por arroba produzida de R$157.77, finalizando com uma margem por animal de R$393,10 e com uma lucratividade de 9.8%: “Esses excelente resultados mostram o potencial da TIP, mais uma ferramenta que o produtor pode utilizar na sua fazenda para melhorar os resultados produtivos e econômicos”.

Um caso de sucesso na Cultura de Soja

Mesmo com um pequeno maquinário agrícola e sem muita tecnologia, é possível realizar o plantio de soja com sucesso, desde que seja feito com capricho e atenção. Esse foi um dos pontos abordados pelo engenheiro agrônomo Túlio Rezende em sua palestra na Tecnoagro, onde apresentou os resultados da Fazenda JL Agro. “Foi muito importante mostrarmos para os produtores as dificuldades que a fazenda passou com estresse hídrico e também as estratégias técnicas recomendadas pelo agrônomo responsável para reduzir os danos causados por ele, mostrando que é possível produzir. Apesar de todas as dificuldades, a fazenda atingiu ótimos resultados!”, destaca Túlio.

Postado por: Renato Alves

📰✨ Jornalista, editora do jornal Cooperabaeté desde setembro de 1998. 🗞️🖊️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Popup será fechado em 20 segundos

× Atendimento online