Comunicação na Fazenda – Importância para Garantia da Qualidade do Leite

A produção de leite seguro e de alta qualidade durante todo o ano é um desafio, e a comunicação é imprescindível para o seu atendimento. Com a rotina e a correria das atividades no dia a dia, muitas vezes, falhamos na comunicação e as consequências são notadas na qualidade do leite.

Então, o que precisamos fazer? Estamos atentos sobre os procedimentos realizados por todos os funcionários? Eles estão padronizados? Há treinamento dos funcionários e cumprimento das práticas corretas de manejo, por todos e todos os dias?

A experiência nos mostra que, às vezes, temos situações em que cada funcionário ou colaborador realiza de forma diferente o procedimento. Estamos falando de práticas de manejo de ordenha, a implementação de linha de ordenha, a limpeza dos equipamentos (veja quadro abaixo).

Também os registros, a marcação e separação de vacas tratadas com antibiótico, a aplicação dos medicamentos segundo a bula, o respeito ao seu período de carência e o descarte de todo leite das vacas tratadas com antibiótico, entre outros aspectos ligados à garantia da qualidade do leite.

Desta forma, sugerimos que sejam realizadas reuniões com os funcionários para discutir os resultados de qualidade de leite da propriedade e para alinhar os procedimentos a serem padronizados e realizados por todos, todos os dias. Estes procedimentos são básicos e irão garantir que a ordenha seja adequada, que a limpeza dos equipamentos seja correta e que não haja riscos de veiculação de resíduos de antibióticos no leite do tanque.

Alguns aspectos importantes a serem tratados nas reuniões e alinhados com todos os funcionários da propriedade estão descritos no Quadro 1. É importante a participação do produtor, do técnico que assiste a propriedade e de todos os funcionários, para que a qualidade e a rentabilidade da fazenda sejam mantidas durante todo o ano.

Alguns pontos importantes para alinhamento com os funcionários para ter qualidade do leite o ano todo:

Publicado por: Renato Alves

Author:
Professora Titular da Escola de Veterinária da UFMG. Parceira da CCPR no Programa Tudo Nos Conformes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Isso vai fechar em 20 segundos

× Atendimento online