Dias 03, 04 e 05 de junho, veterinários, agrônomos e zootecnistas da Cooperabaeté participaram de um treinamento técnico com a conceituada equipe do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL) de Viçosa/MG. “É um programa de extensão muito sólido na parte de assistência técnica, através do qual os produtores rurais daquela região têm conseguido evoluir muito”, explica o zootecnista Cassiano Lobo.
Com o objetivo de aprimorar e promover um nivelamento técnico da equipe da Cooperabaeté, o treinamento abordou temas como sanidade do rebanho, cria e recria de novilhas, importância de se programar a evolução do rebanho, planejamento de volumoso, pastagem, produção de silagem de milho, sorgo e capim, custo de produção.
Além das palestras, a equipe fez visitas técnicas em três fazendas leiteiras e práticas, como o diagnóstico de cada setor das propriedades e elaboração de um plano de ação para corrigir problemas verificados. Outra atividade foi a elaboração do “funil da rentabilidade”, com avaliação dos indicadores econômicos de algumas fazendas e proposta de ações para aprimorar o seu resultado financeiro.
“Nesse treinamento, vimos como a equipe do PDPL faz a consultoria nas fazendas, como é o projeto de assistência técnica. A gente pode comparar os sistemas de produção, ver quais são os desafios nossos, quais são os desafios deles e trazer um pouco do aprendizado para aplicar junto aos nossos produtores”, complementa o zootecnista Marcelo Castro.
“Foi muito bom o treinamento, aprendemos muito e confirmamos a importância do trabalho conjunto dos veterinários, agrônomos e zootecnistas na mesma fazenda, para atender o produtor da melhor forma. Como a Cooperabaeté já disponibiliza. Estamos no caminho certo!”, finaliza o agrônomo Túlio Rezende.
Publicado por: Renato Alves