No dia 3 de outubro, a equipe da Cooperabaeté Assist visitou a Fazenda Santa Luzia, pertencente ao grupo Cabo Verde e localizada em Passos/MG. Com uma produção de mais de 40 mil litros de leite diários, a fazenda conta com 2 mil vacas em lactação, sistema de Fertilização in Vitro (FIV), manejo avançado e compromisso com a bioseguridade, utilizando ordenha carrossel e protocolos sanitários rigorosos.
O que chamou a atenção da equipe técnica foi a semelhança entre os manejos adotados na Santa Luzia e aqueles aplicados em propriedades de menor porte atendidas pela Cooperabaeté Assist. “A dieta, o protocolo sanitário e até mesmo a condução da reprodução seguem os mesmos princípios que adotamos nas pequenas fazendas da nossa região”, observou a coordenadora do Cooperabaeté Assist, Patrícia Moreira. No entanto, ela ressaltou que, devido à grande escala da produção, a organização na Fazenda Santa Luzia é muito mais complexa. “Cada setor tem um responsável, Cooperabaeté Assist visita Fazenda Santa Luzia, referência na produção de leite desde a maternidade até os lotes de vacas leiteiras, e são realizadas reuniões diárias com os supervisores e o gerente da fazenda.”
A gestão à vista, com quadros que mostram as tarefas programadas e realizadas, também é uma prática essencial na rotina da fazenda, contribuindo para o controle e eficiência das operações. “É uma particularidade de fazendas de grande porte, mas, fora isso, o manejo não se diferencia tanto das pequenas propriedades”, avaliou Patrícia.
A visita à Fazenda Santa Luzia reforça o compromisso da Cooperabaeté Assist em proporcionar às propriedades atendidas o conhecimento e as práticas mais avançadas em produção leiteira, mantendo o foco na qualidade e na sustentabilidade.