Campeão do ATEG Corte em Rentabilidade
Com uma rentabilidade na “Recria e Engorda” de aproximadamente R$ 1.400 por hectare, o cooperado Alaor Alves Ferreira sagrou-se campeão do Primeiro Encontro Técnico e Primeira Premiação do ATeG Bovinocultura de Corte, dias 03 e 04 de maio, durante a tradicional Expozebu, em Uberaba. Ele foi representado no encontro pelo filho Gerson, seu parceiro na administração da Fazenda Mata da Jabuticaba, em Abaeté.
Aos 79 anos de idade e cerca de 60 como produtor rural, Seu Alaor integra a primeira turma do programa de Atendimento Técnico e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte desenvolvido pelo Senar na região, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Cooperabaeté, que financia 50% do programa. Muito satisfeitos com os resultados da assistência Campeão DO ATEG CORTE em Rentabilidade Gerson, premiado na Expozebu, entre o supervisor de ATeG Hugo, os técnicos Lucas e Rodrigo, o tesoureiro do SIPRA, Nilson . técnica e gerencial ministrada pelo veterinário Rodrigo Vieira, eles contam que compram o gado com aproximadamente oito arrobas e vendem com cerca de 14 arrobas, num ciclo de 12 meses. “A rentabilidade próxima de 1.400 reais por hectare é muito alta para a região, é uma rentabilidade de plantador de soja, como eles falam”, comemora Gerson.
E o segredo, além de uma boa gestão, é investir na qualidade da pastagem e na suplementação com os proteinados Cooperabaeté durante todo o ciclo. “Temos um custo muito alto com proteinados, mas concluímos que vale a pena, o custo-benefício é muito bom. O gado engordou mais rápido, engordou uma quantidade maior, e tudo isso converte para uma lucratividade por hectare maior”, avalia Gerson.
Publicado por: Renato Alves