Em oito anos, Tecnoagro atinge seu objetivo de fomentar tecnologia agropecuária e ensinar o produtos rural a fazer grandes negociações estratégicas.
Carta da Diretoria
O SUCESSO DA VIII TECNOAGRO
Em 2015, eu, até então diretor comercial da Cooperabaeté, fiz uma proposta para nosso extensionista rural, Marcos Rodrigues, e o representante comercial Jean Douglas, de apresentarmos aos outros dois diretores, diretor presidente Eustáquio Márcio e diretor administrativo José Soares dos Santos, um projeto singelo e sem maiores pretensões, mas com grande propósito, que seria uma feira de agronegócios da Cooperabaeté.
Procuramos os diretores do Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté e fizemos a proposta, que foi abraçada com grande maestria pelo diretor financeiro Juliano Faria, em conjunto com o diretor presidente Getúlio Lopes.
Assim começou nossa Tecnoagro, que teve um crescimento exponencial de 2015 pra cá, de acordo com o gráfico abaixo. Com um detalhe: os valores até 2019 estão acrescidos de negociações de máquinas e animais.
O propósito da Tecnoagro é ensinar nossos cooperados a serem grandes negociantes e terem ciência que a gestão de uma propriedade rural se faz, principalmente, PORTEIRA ADENTRO, pois os nossos produtos são commodities agrícolas, no caso, commodities agrícolas do ramo de proteína animal, e nestes, quem dita a regra da precificação é o mercado global.
É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções.
Terminamos a VIII edição da Tecnoagro com um sentimento de dever cumprido, pois a evolução das negociações e o público presente nos dois workshops realizados nos trouxeram um sentimento de que estamos no caminho certo, fomentando tecnologia para o desenvolvimento do produtor rural de nossa região.
Os dois workshops realizados, tanto o primeiro sobre “Sustentabilidade da Pecuária Leiteira”, quanto o segundo sobre “Produção Rentável de Silagem e Grãos”, estão disponíveis no canal do Youtube da Cooperabaeté.
Cooperabaeté, uma Cooperativa que construímos juntos!
Por: Rogerio Lage de Oliveira
Publicado por: Renato Alves