Metéria publicada no Jornal Cooperabaeté em 12/11/2020.
Ao completar 92 anos de atividade, a Cooperabaeté destaca, como seu maior patrimônio, os associados que ajudaram e continuam ajudando a construir essa história. Um deles é o médico aposentado e produtor rural Dr. Ildeu Alves de Souza, através do qual a Cooperativa homenageia todo o seu quadro social.
Com a matrícula 02, Dr. Ildeu foi um dos primeiros associados, quando Dr. José de Campos Melo criou o setor de produção de leite, em novembro de 1965. “Na época, eu já era médico e morava em Belo Horizonte. Comprei uma fazenda do Norberto Pereira e comecei tirando 20 litros de leite por dia. Fiz empréstimo, comprei 20 novilhas cruzadas do Dr. Eurípedes, adquiri ou aluguei outras terras e cheguei a ser o maior tirador de leite da Cooperativa durante três meses, em quatro fazendas”, historia Dr. Ildeu.
Com uma memória invejável, ele recorda as dificuldades enfrentadas na época “Tínhamos que levar o leite pra Cooperativa em charretes. Comecei com uma charrete, passei para duas e depois três charretes. A estrada era péssima, principalmente no período das chuvas. Perdia muito leite. Tive que comprar refrigeradores para evitar os prejuízos. Quando apareceu o tanquinho, foi a redenção do fazendeiro”, acredita. Ele ainda guarda, com orgulho, a foto das três vacas vencedoras do 1º Torneio Leiteiro a nível de fazendas, promovido pela Cooperativa em parceria com a Emater, no final dos anos 1970. “Entrei nesse torneio a convite do Wagner da Emater, sem ninguém me conhecer, sem saberem que eu era produtor rural. Eram uns 15 concorrentes, eu fiquei em primeiro, segundo e terceiro lugar”, conta.
A partir daí, o médico e criador de gado gir começou a se tornar conhecido entre os produtores e chegou a comercializar o seu plantel para várias cidades de Minas e até do exterior. A responsável pelas negociações e pela administração do empreendimento rural era sua esposa, Adélia. “Fui criado na fazenda, junto com meu pai, então eu entendo de vaca. Sempre comprei os melhores touros, PO, de procedência, com todos os exames feitos. As vacas são todas crias da fazenda. Aquelas 20 novilhas cruzadas dos anos 60 foram as únicas que eu comprei”, diz, ressaltando que, há alguns anos, quem cuida da fazenda e dos negócios agropecuários da família é o Pedrão, primogênito dos cinco filhos do casal.
Mesmo morando na capital, Dr. Ildeu não esconde o orgulho de ser abaeteense, bisneto de Pedro Alves de Souza, um dos três fundadores do Arraial Novo de Nossa Senhora do Patrocínio do Marmelada de Olhos d’Água, que deu origem à cidade. Outra grande alegria é a de ter ajudado a fundar a cooperativa e de vê-la cada vez mais forte e atuante.
Publicado por: Renato Alves