Em meio às crises vivenciadas pelos produtores de leite, carne e grãos, as equipes da Cooperabaeté trabalham incansavelmente nas negociações junto aos fornecedores e parceiros comerciais, na expectativa de oferecer os melhores preços e condições para os cooperados e clientes na Tecnoagro 2024. Como no ano passado, a feira será realizada em uma única etapa, no período de 26 a 29 de junho, no Espaço da Tecnoagro, em frente ao Posto de Combustíveis de Abaeté. Acontecerá também em todas as lojas de insumos da Cooperativa, em Abaeté, Paineiras, Biquinhas, Morada Nova de Minas e nas fazendas, através de visitas e contatos dos representantes comerciais.
“Estamos a todo vapor nas negociações de medicamentos, defensivos, insumos, com boas perspectivas. Apesar da crise que estamos vivenciando, a pecuária de leite está reagindo, o custo de produção teve uma baixa significativa, e o produtor tem uma boa oportunidade para ganhar dinheiro”, avalia o presidente da Cooperabaeté, Rogério Lage de Oliveira. “Na parte agrícola, queremos promover a Tecnoagro o ano inteiro, com maior afinco nas negociações de defensivos, fertilizantes e sementes”, completa.
Eventos Técnicos
Outro ponto forte da Tecnoagro é o impulso ao desenvolvimento tecnológico e profissional do produtor rural. “Em momentos de crise, a profissionalização se mostra ainda mais viável e necessária. Para comprovar isso, vamos promover, na Tecnoagro 2024, um workshop com casos de sucesso na pecuária de corte, de leite, agricultura de sequeiro e piscicultura”, propaga Rogério.
A Tecnoagro também será palco do 1º Seminário de Desenvolvimento Regional e Cooperativismo promovido pela Universidade Estadual de Minas Gerais – campus Abaeté, em parceria com a Cooperabaeté, Sicoob Credinacional, Embrapa, Sindicato dos Produtores Rurais (Sipra) e Associação Comercial, durante a realização do 2º Congresso Internacional de Pesquisa e Extensão da Uemg.
“Queremos mostrar a força de Abaeté e de todos esses parceiros para nossa região, para a população”, ressalta o diretor da Uemg/Abaeté, Anselmo Botelho. No dia do workshop “Casos de Sucesso na Pecuária de Leite, Pecuária de Corte, Agricultura de Sequeiro e Piscicultura”, alunos pesquisadores da Universidade levarão banners e farão apresentação dos seus trabalhos e projetos de pesquisas em 2024. “Estamos muitos felizes pela oportunidade de participar da Tecnoagro e acreditamos que essa feira vai trazer cada vez mais desenvolvimento para nossa região. Esse é o objetivo do nosso seminário”, finaliza Anselmo.
Publicado por: Renato Alves