COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE
ABAETÉ E REGIÃO LTDA.
CNPJ 16.505.554/0001-80 – IE 002.088863.0042
Temos critérios definidos e claros sobre a nossa responsabilidade e a política de relacionamento com os nossos associados, colaboradores e fornecedores, desde a fundação da Cooperativa.
Com 93 anos de história assumimos vários projetos e compromissos que visam o desenvolvimento sustentável da região em que atuamos, através dos programas envolvendo associados, colaboradores e a comunidade.
Esses princípios valorizam a cultura organizacional da Cooperabaeté, promovendo ações que fazem da Cooperativa uma empresa cidadã.
O nosso Pacto de Ética, tem o objetivo claro de documentar os compromissos e crenças já disseminados na Cooperativa, contribuindo para melhorar nosso ambiente de trabalho, nossa comunidade e país.
Nesse material as principais práticas que orientam o seu dia a dia e suas relações de trabalho, estão impressas de forma clara e de fácil interpretação, para que você pratique e multiplique esses princípios.
Conselho de Administração
Os princípios cooperativistas são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam os seus valores à prática. O Relacionamento da Cooperabaeté com seus diversos públicos, norteia-se pelos princípios internacionais do cooperativismo, sendo:
1- Adesão voluntária e livre
“Liberdade é despertar nos outros a vontade de fazer”
As cooperativas são organizações voluntárias e abertas a todas as pessoas aptas a utilizarem os seus serviços e a assumir as responsabilidades como cooperados, sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas e religiosas.
2- Gestão democrática e livre
“Nosso capital são as pessoas”
As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Nas cooperativas de primeiro grau (singulares), os membros têm igual direito de voto (um membro, um voto). As cooperativas de grau superior (centrais, federações e
confederações) são também organizadas de forma democrática
3- Participação econômica pelos cooperados
“Somar é compartilhar resultados”
Os cooperados contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os cooperados recebem, habitualmente, se houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado, como condição de sua adesão e destinam os excedentes a um ou mais dos seguintes objetivos: desenvolvimento de suas cooperativas, eventualmente através da criação de reservas, parte das quais, pelo menos, será indivisível; benefícios aos membros na proporção das suas transações com
a cooperativa; apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados.
4- Autonomia e independência
“Empreendimentos autônomos e controlados por seus associados”
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus cooperados. Se firmarem acordo com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus cooperados, mantendo a autonomia das cooperativas.
5- Educação, formação e informação
“Educar é construir um futuro melhor”
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros e colaboradores. Informam o público em geral, sobretudo os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.
6- Cooperação entre cooperativas
“A união faz a força”
As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus cooperados e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalho em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
7- Interesse pela comunidade
“A responsabilidade social está no DNA do cooperativismo”
As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades por meio de políticas aprovadas pelos cooperados.
É nosso compromisso:
✓ Buscar a excelência no atendimento aos associados e clientes;
✓ Atender as especificações e interesses dos associados e clientes;
✓ Melhorar continuamente os processos;
✓ Desenvolver a competência dos colaboradores;
✓ Valorizar as pessoas e o meio ambiente.
Negócio
A Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região Ltda. – COOPERABAETÉ, fundada em 19 de novembro de 1928, é uma sociedade de pessoas (produtores rurais), com forma e natureza jurídica próprias, não sujeita a falência, constituída para prestar serviços aos associados. A sua área de atuação é todo o Estado de Minas Gerais, para
efeito de admissão de associados. A administração da Cooperativa está sediada à Praça Dr. Amador Álvares, 122, Centro de Abaeté – MG, CEP 35.620-000. A cooperativa possui filiais nas cidades de Abaeté, Paineiras, Biquinhas e Morada Nova de Minas, sendo atuante em todo o entorno da região.
Missão
Promover o desenvolvimento sustentável do cooperado, de forma inovadora e transparente, oferecendo produtos e serviços de qualidade, integrados ao agronegócio na região central de Minas.
Visão
Ser uma cooperativa reconhecida pela excelência de seus produtos e serviços e pela atuação inovadora, transparente e sustentável.
A Cooperabaeté deseja que seus relacionamentos sejam pautados por seus valores e que todos os colaboradores os vivenciem no dia a dia. É isso que mantém a imagem da seriedade de nossa Cooperativa.
A Cooperabaeté fundamenta suas ações com os associados, em conformidade com o seu Estatuto Social, primando pela transparência, honestidade e respeito mútuo.
Seu compromisso para com os associados é determinado pela busca constante da profissionalização, do fortalecimento dos valores familiares, pela integração da família no processo produtivo e social e pela sustentação técnica, econômica e ambiental das suas atividades.
A Cooperabaeté dispõe de diversos canais de comunicação com seus associados, através de programas de rádios, jornais mensais, Relatório do Conselho de Administração, site corporativo, pesquisas, grupos organizados como: comitês educativos, grupos de mulheres e de jovens, mantendo um ambiente contínuo de participação, críticas e sugestões, visando promover o diálogo e a prática de uma gestão com transparência de estratégias e de resultados.
A Cooperabaeté tem instituída uma Política de Relacionamento com os associados, o qual formaliza perante aos colaboradores da Cooperabaeté condutas, procedimentos e postura a serem adotadas no atendimento aos associados.
A Cooperabaeté preza pela valorização das pessoas no ambiente de trabalho, pelo desenvolvimento pessoal e profissional e pelo relacionamento baseado no respeito, profissionalismo e na cooperação, independente do cargo ou posição hierárquica.
Espera-se dos colaboradores o compromisso com a missão, visão, valores e objetivos da Cooperabaeté, bem como, que conheçam e respeitem as normas internas da Cooperativa.
A Cooperabaeté oferece as mesmas oportunidades de crescimento para todos, priorizando o aproveitamento do pessoal interno como forma de valorizar o seu colaborador.
A Cooperabaeté, através do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, investe em saúde e realiza constantemente estudos e atividades que contribuam para o bemestar e qualidade de vida de seus colaboradores.
A Cooperabaeté adota procedimentos que permitem garantir remuneração justa aos seus colaboradores, para isso, busca com regularidade o equilíbrio e a equivalência de seus salários, tanto internamente quanto em relação ao mercado.
A Cooperabaeté não tem restrições quanto a contratação de parentes de colaboradores, desde que sejam avaliados e concorram as oportunidades de emprego em condições similares as de outros candidatos.
A utilização dos canais de comunicação disponibilizados pela Cooperabaeté, incluindo correio eletrônico e a internet, deve ser para assuntos profissionais, sendo moderadamente tolerado para fins pessoais, desde que o uso não contrarie normas e orientações internas ou prejudique o trabalho. A Cooperabaeté se reserva ao direito de monitorar os acessos a arquivos e mensagens, sendo passível de advertência a utilização indevida.
Bens, equipamentos e instalações da Cooperabaeté destinam-se ao uso em operações da Cooperativa, cabendo aos colaboradores salvaguardá-los e protegê-los de uso não autorizado ou inadequado, sendo a utilização indevida passível de medidas disciplinares.
Os colaboradores devem proteger e zelar pelo sigilo de informações relevantes e confidenciais a que tenham acesso, inclusive de propriedade industrial e intelectual, não as utilizando para a obtenção de vantagens para si ou para outrem.
Palestras, seminários ou trabalhos acadêmicos com assuntos relacionados às operações da Cooperabaeté, bem como, o fornecimento de material e informações para que terceiros o façam, devem ser analisados e autorizados pela respectiva gerência da área envolvida.
Atividades de trabalho voluntário são incentivadas pela Cooperabaeté e poderão ser autorizadas durante o horário de trabalho, sendo as horas reduzidas do banco de horas e desde que não interfira no desempenho das atividades e seja previamente definido entre gestor/colaborador.
As informações pessoais relativas aos colaboradores, incluindo dados psicológicos e médicos, são de acesso restrito ao próprio colaborador e ao pessoal responsável pela guarda, manutenção e tratamento dessas informações, sendo transmitidas externamente somente com aprovação do colaborador ou por solicitação legal/judicial.
A Cooperabaeté utiliza critérios responsáveis, profissionais e éticos para proceder as demissões, buscando a transparência e imparcialidade.
Cabe ao colaborador manter seus dados pessoais na Cooperativa sempre atualizados.
A Cooperabaeté considera que a vida particular dos colaboradores é um assunto pessoal, desde que suas atitudes não prejudiquem as atividades ou interesses da Cooperativa.
A Cooperabaeté mantém um ambiente contínuo de diálogo com seus colaboradores, através de diversos canais de comunicação para participação, críticas, dúvidas, sugestões e denúncias, as quais serão tratadas com respeito e imparcialidade.
Não é permitido aos colaboradores o exercício de atividades paralelas que sejam conflitantes e/ou concorrentes com os interesses da Cooperabaeté. Atividades que não interfiram no horário de trabalho e não gerem conflitos de interesses, não sofrem objeção por parte da Cooperativa, sendo orientado que o colaborador informe ao seu gestor
A utilização de mão-de-obra infantil e o trabalho de menor de 16 anos, salvo na condição de “jovem aprendiz” na forma da legislação especial aplicável.
Estar sob efeito de bebidas alcoólicas, drogas ilegais ou consumi-las no ambiente de trabalho.
A obtenção de vantagens pessoais em qualquer processo de negociação. Qualquer forma de assédio moral ou sexual. O assédio moral é caracterizado por abuso de poder, desqualificando, menosprezando ou humilhando o outro. O assédio sexual é caracterizado por alguém que faz proposta de caráter sexual a outra pessoa, negandolhe a possibilidade de recusar pelo uso da intimidação, chantagem ou outros meios de coação.
Atitudes de violência, briga, agressão física ou verbais.
Furtos, roubos, danos e mau uso de seus produtos, equipamentos e instalações em benefício próprio (financeiro ou de qualquer outra ordem) ou de terceiros, respondendo em caso de autoria ou participação pelas penas previstas na legislação vigente.
Toda e qualquer forma de discriminação envolvendo idade, raça, nacionalidade, sexo, política, religião ou credo, classe social, deficiências ou limitações físicas.
A Cooperabaeté reconhece os sindicatos representativos dos colaboradores como legítimos e procura manter um diálogo permanente, buscando a harmonia nas relações de trabalho.
Mantém um contato direto com os colaboradores na condução de assuntos que envolvam relações trabalhistas e respeitando o direito do colaborador de filiar-se ao sindicato de sua categoria profissional.
A Cooperabaeté é uma empresa democrática e respeita o direito do colaborador de filiar-se ao sindicato de sua categoria ou ao qual o estabelecimento está associado, desde que não utilize para isso recursos, bens e a marca Cooperabaeté.
A Cooperativa permite a permanência de representantes de sindicato ou representantes das categorias em seus estabelecimentos desde que solicitem prévia autorização e respeitem as normas e procedimentos internos
O relacionamento com os clientes e consumidores orienta-se pela política de qualidade da Cooperabaeté, que tem como compromisso atender as especificações e interesses dos mesmos.
A Cooperativa se compromete com a entrega dos produtos e/ou serviços de acordo com o padrão de qualidade e critérios negociados.
É compromisso da Cooperabaeté atender os clientes/consumidores com cortesia, presteza e eficiência, buscando o respeito mútuo e honestidade nas negociações.
As informações solicitadas são fornecidas de forma adequada e transparente, para permitir aos clientes/consumidores a melhor decisão nos negócios.
As informações relativas aos clientes/consumidores são tratadas de forma confidencial
Toda e qualquer empresa pode se candidatar a fornecer produtos e serviços para a Cooperabaeté, que se reserva no direito de realizar auditoria junto aos fornecedores.
A qualificação, contratação e avaliação dos fornecedores passam por auditoria e são baseadas em critérios técnicos, compreendendo: qualidade, capacidade de fornecimento, prazo, preço, responsabilidade social/ambiental e outros previstos em normas e procedimentos da Cooperativa.
Os processos negociais baseiam-se nos requisitos aplicáveis ao negócio.
As informações oriundas dos processos de compras são de caráter privado, ou seja, entre a Cooperabaeté e o fornecedor, não podendo ser utilizadas para outros fins.
O processo de compra não pode ser conduzido por colaborador da Cooperabaeté que tenha parentesco até segundo grau, com o fornecedor ou envolvido na negociação.
A Cooperabaeté se preocupa com o impacto de suas ações e tem compromisso com o desenvolvimento e melhoria sócio econômico da comunidade em que está inserida.
A Cooperativa reconhece a importância das organizações representativas da sociedade civil, associações, sindicatos e organizações não-governamentais, entre outras, mantendo canais permanentes de comunicação, através do diálogo transparente e construtivo.
A Cooperabaeté promove a gestão dos resíduos, efluentes e emissões atmosféricas, realizando regularmente atividades de controle e monitoramento, visando atender os parâmetros legais.
A Cooperabaeté desenvolve políticas de proteção e respeito ao meio ambiente e uso consciente de recursos naturais em suas atividades e processos. Visando contribuir com a conscientização da população, a Cooperabaeté promove práticas de educação ambiental junto aos públicos internos e externos da Cooperativa
As relações com órgãos governamentais e autoridades constituídas devem ser conduzidas com honestidade, transparência e respeito.
A Cooperabaeté tem compromisso com o desenvolvimento do País e age de forma participativa, contribuindo com debates de políticas públicas na defesa de interesses maiores da sociedade.
A participação da Cooperabaeté no processo político pode ser praticada, buscando o fortalecimento do agronegócio, sendo respeitadas as opiniões individuais e o livre direito de voto.
A competitividade da Cooperabaeté será exercida baseada na competência e na qualidade dos produtos e serviços.
A Cooperabaeté preza pelo respeito no relacionamento com os concorrentes, não utilizando de práticas que possam causar prejuízo à livre concorrência e aos consumidores
O Pacto de Ética Cooperabaeté foi desenvolvido pelo Conselho de Administração.
É obrigação de todos os colaboradores conhecerem o que está contido neste pacto, bem como nas demais normas e procedimentos da Cooperativa, praticando e promovendo a sua aplicação em todas as ações ou negócios que envolva interesses da Cooperabaeté.
Todos os colaboradores são permanentemente convidados a apresentar ideias e sugestões que visem a melhoria contínua deste pacto, digo, bem como, esclarecer possíveis dúvidas.
A aprovação do pacto, suas atualizações, deliberações sobre dúvidas de interpretação do texto, bem como eventuais dilemas de conduta, cabe exclusivamente ao Conselho de Administração da Cooperabaeté.
As infrações a este pacto sujeitarão seus autores às medidas disciplinares e/ou penalidades, com base na legislação trabalhista, civil ou criminal, conforme o caso.
Questões éticas, relacionadas a este pacto, serão recebidas através de Ouvidoria interna por e-mail, site, via malote interno, correio, ou através dos nossos diversos canais de comunicação, sendo devidamente tratadas com sigilo e profissionalismo.