Fazenda Vai e Vem, Sucesso e Muito Trabalho Porteira Adentro

O workshop realizado pela Cooperabaeté na Tecnoagro 2024 ficará marcado na história da cooperativa, pois teve um dos seus maiores públicos de produtores e técnicos de toda a região. Para mim, que levei um pouco da história da fazenda Vai e Vem ao evento, foi de grande satisfação apresentar o caso de sucesso de uma propriedade leiteira atendida pelo Cooperabaeté Assist e Educampo.

A fazenda Vai e Vem, pertencente aos produtores João Carlos e Adriana Oliveira, está localizada na região do Paredão, em Abaeté, e possui uma história de muito sucesso, que está completando 29 anos de idade. Sucesso esse que não surgiu da noite para o dia, mas de muito trabalho e dedicação, ao longo desses anos, por parte dos produtores.

A fazenda possui atualmente 139 ha de área destinada à pecuária de leite, com genética predominante 7/8 e 15/16 holandês x gir, produzindo uma média de 3.500 L/leite/dia com 135 vacas em lactação, no sistema confinado sem estrutura, com margem líquida positiva.


Como podemos observar nos resultados econômicos das fazendas mais eficientes do projeto Educampo, e essa não é diferente, o sucesso da atividade está atrelado, principalmente, ao trabalho “porteira adentro”, que se apoia no aumento de produtividade e equilíbrio de custos de produção, dois fatores que possuem correlação forte com o aumento de margem líquida e rentabilidade.

Com participação de 93% da renda do leite sobre a renda da atividade, o foco sempre foi o trabalho intensivo em genética, conforto, qualidade do leite, reprodução, nutrição e gestão. Mais leite nas vacas e mais vaca no leite, com equilíbrio de custo.

Ao final do evento, a produtora Adriana ressaltou a grande importância do trabalho técnico de qualidade, que vem sendo realizado ao longo desses anos na fazenda, como ponto chave para orientar e nortear as tomadas de decisão. Fator determinante para o desenvolvimento e sucesso da atividade de uma forma mais assertiva, visão de que a fazenda realmente é uma empresa rural. “A assistência técnica é essencial para aqueles produtores que querem obter bons resultados na atividade, seja ela qual for”, aconselha.

Publicado por: Renato Alves

📰✨ Jornalista, editora do jornal Cooperabaeté desde setembro de 1998. 🗞️🖊️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Popup será fechado em 20 segundos

× Atendimento online