Os medicamentos de uso veterinário são muito importantes para tratamento de várias doenças dos animais. Na atividade leiteira eles têm um papel primordial para garantir a saúde e o bem-estar animal, mas devem ser usados de forma racional e de acordo com o que está previsto na legislação brasileira. No Brasil, a Instrução Normativa n° 162/2022, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ministério da Saúde), estabelece a relação dos medicamentos autorizados para uso em várias espécies animais e os respectivos limites máximos permitidos (LMR) nos alimentos, incluindo leite. Descreve também aqueles que não são permitidos para uso em animais produtores de leite para consumo humano.
Neste sentido, temos que estar atentos, porque a relação dos medicamentos que não podem ser usados em animais produtores de leite inclui não apenas antibióticos, mas também vermífugos e produtos carrapaticidas, entre outros.
Conforme esta norma, alguns medicamentos são proibidos de serem utilizados em vacas leiteiras devido ao risco de contaminação do leite e seus subprodutos, o que pode afetar a saúde humana. Por isto, os medicamentos utilizados em animais destinados à produção de leite devem ser cuidadosamente selecionados, a fim de evitar a contaminação do leite e mantê-lo seguro. É importante lembrar que os medicamentos veterinários, quando administrados em vacas leiteiras, podem deixar resíduos no leite, o que representa riscos para a saúde dos consumidores e perdas significativas para as indústrias de laticínios.
Dentre os medicamentos de uso não permitidos para vacas leiteiras, estão aqueles que possuem substâncias cujos resíduos podem afetar a saúde humana. Eles incluem certos antibióticos e antiparasitários (vermífugos e produtos para controle de carrapatos e bernes). A regulamentação busca assegurar que o leite produzido seja seguro para consumo humano.
Além dos medicamentos descritos ao lado, é preciso estar atento às descrições da bula dos medicamentos. Ler a bula e verificar se o produto é recomendado para uso em vacas leiteiras é o primeiro passo importante. Por isto, fique atento, Produtor, uma vez que alguns medicamentos à base de fipronil, por exemplo, não podem ser usados em vacas produtoras de leite. Além disto, cuidado ao usar anti-inflamatórios porque eles também podem deixar resíduos no leite! Busque orientação técnica e lembre-se que a prevenção é sempre a melhor escolha!
Publicado por: Renato Alves