Em novo formato, novo horário e com a proposta de prestar um serviço ainda melhor e mais completo aos participantes, os Núcleos Cooperativistas da Cooperabaeté estão de volta. A primeira reunião foi realizada dia 07 de fevereiro, na Fazenda Palmitos, da produtora Helaine Noronha, em Morada Nova de Minas. “Retomar os encontros depois da pandemia é sempre um desafio, e estamos muito empenhados para reacender o espírito cooperativista e a participação do pessoal”, ressalta o coordenador dos Núcleos, Marcos Rodrigues.
Nessa nova fase, todo o trabalho é desenvolvido em parceria com a equipe técnica do Cooperabaeté Assist, alinhando a educação cooperativista com a assistência técnica. As reuniões começam com um almoço, às 10:30 h, e se encerram por volta de 12:30 h, com o tradicional sorteio de brindes, através do bingo. Além de repassar informações gerais da cooperativa e temas de interesse dos participantes, os encontros trarão sempre um assunto técnico, incluindo a parte prática, a exemplo dos cursos do Senar. “E queremos que os funcionários das fazendas também sejam incluídos nas reuniões, nessas ações”, convida a coordenadora do Cooperabaeté Assist, Patrícia Moreira.
Em fevereiro e março, o tema é “Qualidade do Leite” e conta com apoio da CCPR. Na primeira reunião, foi lançado o desafio “COMPROMISSO COM A QUALIDADE”, que vai premiar os participantes assíduos de cada Núcleo Cooperativista em três categorias: quem obtiver a melhor média de CPP e CCS, quem registrar o maior crescimento em volume de leite e a fidelidade nas compras mensais de produtos Cooperabaeté Nutrição Animal. Os prêmios serão entregues no mês de dezembro, durante uma confraternização geral dos Núcleos. Segundo o cronograma de trabalho elaborado pela equipe, as reuniões em cada núcleo serão bimestrais, sempre às quartas-feiras de manhã, no intervalo das ordenhas. Para que o produtor se programe para participar, as datas das reuniões estarão fixas. Confira o cronograma na página 04.
Depoimentos:
Celgis César Correa Marcelino,
coordenadora do Núcleo de Cacimbas, Poções e Atoleiro
“ Estou me sentindo muito feliz com a volta dos núcleos, que estavam parados há muito tempo, desde a pandemia, e as pessoas sempre perguntando quando iam voltar. É muito bom estarmos começando de novo, e espero que as pessoas consigam se organizar direitinho pra participar das reuniões, nesse novo horário”.
Onésio Ferreira Maia
integrante do Conselho Fiscal da Cooperabaeté
“ Gostei muito da volta dos núcleos, é uma coisa boa aproximar mais o produtor da cooperativa, que é importante demais pra nós. Participo desde a primeira reunião e gostei do novo horário, horário de almoço. É sempre um horário de descanso para o produtor de leite. Então, nós podemos descansar, enquanto participamos da reunião”.
Geraldo Fernandes Damasceno
integrante do Conselho de Administração
“Eu participo do núcleo desde a primeira reunião, em Cacimbas. Precisamos continuar esse projeto, ele é muito importante para todos nós, porque traz muitas informações aos produtores rurais. Eu só tenho a agradecer por todo esse trabalho que o Marcos e a equipe técnica tem desempenhado, à Cooperativa, que tem dado todo o apoio.”
Publicado por: Renato Alves