Ração Pré-Parto Aniônica Cooperabaeté

Sergio Augusto da Costa Oliveira, Médico veterinário – Cooperabaeté

O que define o sucesso da lactação das vacas é a nutrição no pré-parto. Nesse período, ocorrem muitas mudanças hormonais e fisiológicas no animal. Por isso, devemos investir em estratégias para prepará-las e, assim, garantir a vida produtiva e saúde desses animais. Em seu portfólio de rações, a Cooperabaeté conta com a ração especifica para ser fornecida nesse período, com uma ótima qualidade e grandes resultados.

A estratégia nutricional mais utilizada é a dieta aniônica no pré-parto. Essa dieta consiste no fornecimento de sais aniônicos com base em sulfatos e cloretos, para negativar o balanço cátion-aniônico da dieta (DCAD). Dietas com níveis altos de sódio e potássio resultam em alcalose metabólica (Goff et al., 2004). Devido a isso, as vacas no pré-parto têm a habilidade de manter a homeostase de cálcio comprometida por reduzir a responsividade do tecido ao paratormônio (PTH) fisiologia do mecanismo da homeostase do cálcio.

Com o comprometimento dos níveis séricos de cálcio, os animais podem apresentar o quadro de hipocalcemia clínica (febre do leite) ou a hipocalcemia “subclínica”, em que as vacas não apresentam os sintomas de hipocalcemia, mas com os baixos níveis de cálcio, a capacidade de contração muscular fica reduzida e ocorre uma imunossupressão. Com isso, a motilidade dos tratos digestivo e reprodutivo são menores, e as vacas podem apresentar, concomitantemente, retenção de placenta, metrite, deslocamento de abomaso e mastite.

A estratégia nutricional de usar dietas aniônicas é bastante eficaz. Com a diminuição dos distúrbios metabólicos no rebanho, além do produtor gastar menos com procedimentos veterinários e medicamentos, os animais ficam sadios para um bom ciclo produtivo e reprodutivo. Isso mostra que todo investimento feito sobre as vacas de leite são recompensados com bom manejo e alimentação. A genética avançou para tornar as vacas de leite rentáveis, basta os pilares do manejo e nutrição colaborarem para o excelente desempenho desses animais.

O produtor deve estar se perguntando: como devo utilizar a ração aniônica?

A ração aniônica deve ser usada de 20 a 30 dias antes do parto. A quantidade é em torno de 3kg por vaca dia, lembrando que o ideal é que procure um de nossos consultores para que seja formulada uma dieta balanceada de acordo com o volumoso utilizado na fazenda. Ao início do fornecimento, deve-se monitorar o PH de urina desses animais pra ver se ocorreu a acidificação. Utilizamos um PHmetro pra medir se os valores estão entre 5,5 a 6,5. Caso não atinja esses valores, a quantidade de ração deve ser aumentada gradativa até atingi-lo, para que a dieta seja considerada adequada.

Caso de Sucesso

Alisson Miranda, produtor atendido pelos técnicos Alexandre e Marcelo, declara:

“Gostei muito da ração pré-parto. Aqui na Fazenda Oncinha, é a sexta vaca que pare sem nenhum problema, pare dando muito leite e sem retenção de placenta, com a pelagem bonita. Teve uma vaca que pariu gêmeos, vieram dois bezerros saudáveis, e a vaca ficou mais
saudável ainda. Gostei muito da ração. É uma ração cara que, no final, fica barata”.

Publicado por: Renato Alves

📰✨ Jornalista, editora do jornal Cooperabaeté desde setembro de 1998. 🗞️🖊️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Atendimento online