União de Forças por uma Cadeia Produtiva de Leite Forte.

O pontapé inicial dado na Tecnoagro 2023, com o lançamento do “Dia do Basta” e do “SOS Leite”, caminhou para um grande movimento organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) em todo o estado.

Dia 18 de fevereiro, cerca de 150 pessoas de Abaeté e região ligadas ao agronegócio lotaram três ônibus para participar do Movimento “Minas grita pelo leite”, no Expominas, em Belo Horizonte.

Lá, se uniram a cerca de 7.000 produtores, cooperativas, políticos e lideranças de todo o estado, para exigir a suspensão das importações de leite em pó subsidiadas da Argentina e Uruguai; um plano nacional para renegociação de dívidas de todos os produtores de leite e inserção permanente do leite nos programas sociais do Governo Federal.

Nesse encontro, o governador Romeu Zema anunciou que o Governo do Estado vai retirar as empresas importadoras de leite em pó do Regime Especial de Tributação. Com isso, elas passarão a pagar o ICMS, de 18%, no momento da comercialização dos produtos importados.

Ao final do evento, os presentes assinaram um manifesto e deram início a um cronômetro para marcar quanto tempo o Governo Federal vai demorar para responder os produtores.

Dois dias depois, o Governo Federal anunciou a renegociação das dívidas dos produtores que trabalham na pecuária de leite, de corte e produtores de soja e milho.

A luta continua. Sigamos juntos!

Publicado por: Renato Alves

📰✨ Jornalista, editora do jornal Cooperabaeté desde setembro de 1998. 🗞️🖊️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


× Atendimento online