Participe dos encontros dos Núcleos Cooperativos da Cooperabaeté

Os Núcleos Cooperativos da Cooperabaeté foram implantados em 2007, com apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg). A primeira reunião foi em Cacimbas.

Implantados em 2007 e suspensos durante a pandemia de covid-19, os encontros dos Núcleos Cooperativos da Cooperabaeté estarão de volta, a partir de fevereiro, em novo formato e com a proposta de prestar um serviço ainda melhor e mais completo aos participantes. “Repensamos o modelo das reuniões para buscar algo novo, algo diferente, pra reacender o espírito cooperativista e a participação do pessoal. Queremos fazer algo atrativo e trabalhar junto com a equipe técnica do Cooperabaeté Assist, alinhando a educação cooperativista com a assistência técnica”, idealiza o coordenador dos Núcleos, Marcos Rodrigues.

O primeiro encontro dessa nova fase está agendada para o dia 07 de fevereiro, quarta-feira, de 10:30 às 12:30 horas, no Núcleo de Cacimbas, com almoço incluído. “As reuniões serão sempre na parte da manhã, no intervalo das ordenhas, com o objetivo de trabalhar a parte prática nas palestras técnicas, a exemplo dos cursos do Senar, que são muito bem vistos pelos produtores, por serem mais práticos que teóricos”, informa.

A ideia é promover reuniões itinerantes, em fazendas que sejam referência em determinados assuntos, como mini-dias de campo. A coordenadora do Cooperabaeté Assist, Patrícia Moreira, ressalta que, embora a Cooperativa tenha promovido muitos dias de campo, ações coletivas e encontros técnicos, os produtores de regiões mais distantes têm dificuldade de se deslocar até Abaeté para participar desses eventos. “A cooperativa é para todo mundo. Então, temos que incluir esses produtores nessas informações que a gente promove. E o núcleo é perfeito para isso”, acredita.

Nesse novo formato, as reuniões dos Núcleos Cooperativos serão divididas em três etapas: informações gerais da cooperativa, assunto técnico e uma confraternização, com sorteio, bingo, almoço. “Queremos que os funcionários das fazendas também sejam incluídos nas reuniões, nessas ações”, diz Patrícia.

Segundo o cronograma de trabalho elaborado pela equipe, as reuniões em cada núcleo serão bimestrais, sempre às quartas-feiras de manhã. Em fevereiro e março, o tema será “Qualidade do Leite” e contará com apoio da CCPR. Na ocasião, será lançado o desafio “Compromisso com a
qualidade”: o produtor que obtiver a melhor média de qualidade em CPP e CCS durante o ano será premiado, bem como aqueles que tiverem a melhor variação positiva na média (que não estavam bem e melhoraram muito, melhoria contínua).

Outros temas já programados são: nutrição (em abril e maio), agricultura (junho e julho), sanidade (agosto e setembro), reprodução (outubro e novembro). Em dezembro, haverá uma confraternização geral. Para que o produtor se programe para participar, as datas das reuniões estarão fixas.

“Além desse eixo, vamos trabalhar com os jovens, com foco em sucessão, vamos fortalecer o Núcleo de Mulheres e trabalhar também o cooperativismo junto aos colaboradores. Outro projeto é implantar uma Ouvidoria:, com o objetivo de buscar sempre a excelência no atendimento ao produtor”, finaliza Marcos, convidando todos a se engajar nesses programas.

Publicado por: Renato Alves

📰✨ Jornalista, editora do jornal Cooperabaeté desde setembro de 1998. 🗞️🖊️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Isso vai fechar em 20 segundos

× Atendimento online