A limpeza e a desinfecção do equipamento de ordenha são aspectos básicos para obtenção de um leite de qualidade. Os sistemas de ordenha mais modernos apresentam grandes superfícies de contato, que requerem adequados procedimentos de limpeza.
Os resíduos de leite que ficam nas superfícies são locais ideais para a multiplicação de bactérias que contaminam o leite durante a ordenha. Ou seja, uma limpeza deficiente proporciona condições favoráveis ao desenvolvimento de bactérias no interior do equipamento, o que eleva significativamente a contaminação do leite produzido, mesmo que a fazenda conte com um excelente sistema de resfriamento do leite e rebanho
com bom controle de mastite.
A limpeza do equipamento de ordenha deve seguir as seguintes etapas:
ANTES DA ORDENHA Sanitização
Essa desinfecção é uma etapa importante na limpeza para reduzir a contaminação bacteriana existente entre as duas ordenhas. Então, 30 minutos antes de iniciar cada ordenha, deve-se bater por 5 minutos solução clorada na temperatura ambiente. Drenar bem.
APÓS A ORDENHA
1º passo: Enxague
Imediatamente após o fim de cada ordenha, enxaguar com água morna todo o equipamento, até que se retire todo o resíduo de leite. Não circular a água e drenar bem.
O objetivo do enxágue é remover os resíduos de leite mais grosseiros e causar leve aquecimento das tubulações para facilitar o próximo passo da limpeza.
2º passo: Limpeza alcalina clorada
Esquentar a água a 75ºC e adicionar o detergente alcalino clorado. Deixar bater por 10 minutos. Não deixar que a água fique abaixo de 45ºC (Nesse caso, reduza o tempo da limpeza). Enxaguar.
É essa combinação do detergente alcalino clorado com a água quente que remove a gordura e a proteína do leite. É importante lembrar que a temperatura acima de 75ºC pode reduzir a eficiência do detergente e danificar componentes do equipamento. Já a temperatura abaixo de 40ºC, não
remove totalmente a gordura, pois ela se solidifica e se deposita novamente.
3ª passo: Limpeza ácida
Adicionar detergente ácido à água em temperatura ambiente ou levemente aquecida. Deixar bater por 5 minutos. Drenar bem toda a solução.
O objetivo da limpeza com detergente ácido é remover os minerais que podem vir da água e do leite.
Todas as etapas utilizadas na limpeza de equipamentos de ordenha devem ser seguidas na higienização dos tanques de resfriamento do leite. Uma limpeza inadequada do tanque de refrigeração ou do equipamento pode levar à ocorrência de alta contagem bacteriana (CBT) no leite.
Publicado por: Renato Alves