SETOR DE NUTRIÇÃO ANIMAL EM EXPANSÃO
Durante a Tecnoagro, as lideranças que participaram do Movimento SOS Leite visitaram as instalações da Fábrica de Ração Cooperabaeté, que teve sua capacidade de estocagem de matérias primas aumentada em 50%, de 40 para 60 mil sacas, com a ampliação dos dois silos de grãos.
“Também ampliamos a parte de armazenamento de matéria prima granel (farelos), finalizando uma obra que nos permite trabalhar com produtos alternativos de acordo com oportunidades de mercado, sempre visando preços mais competitivos para que os produtos Cooperabaeté cheguem mais baratos nos depósitos de nossos cooperados”, ressalta o gestor fabril, Eider Botelho.
E estão praticamente finalizadas as obras civis e estruturais da tão sonhada fábrica de Suplementos Minerais, Premix e Proteinados Cooperabaeté.
UNIÃO E COOPERATIVISMO EM DEFESA DO PRODUTOR
Frente à pior crise econômica já enfrentada pelo setor da pecuária leiteira, o movimento SOS Leite foi lançado durante a Tecnoagro 2023, reunindo lideranças regionais, estaduais e nacionais em prol de uma cadeia produtiva de leite forte. Dia 31 de outubro, a caravana da Cooperabaeté, SIPRA, Sicoob Credinacional e Prefeitura de Abaeté participou do II Encontro dos Produtores de Leite em Brasília, promovido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), que reuniu representantes de cooperativas, sindicatos de vários estados brasileiros, Fecoagro, OCB, Ocemg, Faemg, Abraleite, CNA. “Nesse movimento, mostramos que estamos unidos, juntos, movidos pelo mesmo propósito e cada vez mais fortalecidos”, destacou o presidente da CCPR, Marcelo Candioto.
REATIVAÇÃO DO NÚCLEO DE MULHERES
Desativado durante a pandemia do covid-19, o Núcleo de Mulheres foi reativado e ampliado em junho, agregando representantes de novos setores do agronegócio e da comunidade em geral. Participou ativamente de ações como o Dia de Cooperar (Dia C) e o Concurso Sabores do Leite, promovidas em parceria com o Sicoob Credinacional, Sipra, Prefeitura Municipal de Abaeté, com engajamento da comunidade.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL
No setor de supermercados, o principal avanço de 2023, na visão do gestor Thiago Cordeiro, foi a estruturação do setor de prevenção de perdas, que permitiu à Cooperabaeté alcançar indicadores muito melhores que os padrões nacionais.
GRANDES AVANÇOS NOS EVENTOS TÉCNICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRODUTOS RURAL
O ano de 2023 superou as expectativas da equipe técnica da Cooperabaeté com relação aos treinamentos promovidos, com um crescimento considerável de público em todos os eventos. Destaques para o Dia de Campo sobre Viabilidade Econômica da Produção de Soja, o 2º Encontro Técnico do Cooperabaeté Assist – Suplementação e Confinamento, a 1ª Rota do Milho de Abaeté e Região, os workshops realizados na Tecnoagro com temas relevantes para a região. “Em alguns eventos, contamos com mais de 130 produtores. Isso pra nós foi muito bom, um reflexo do interesse dos produtores, do incentivo da nossa parte e da divulgação. A equipe do marketing nos ajudou bastante”, avalia a coordenadora do Cooperabaeté Assist, Patrícia Moreira.RAL
Além disso, foram promovidas viagens técnicas, reuniões com produtores para assuntos gerenciais, palestras sobre mercado futuro, regulagem de plantadeiras, dias de campo em parceria com a CCPR, treinamentos para a equipe, participação em simpósios.
Outro grande destaque do ano, segundo Patrícia, foi a reestruturação do grupo Educampo. “Tivemos reuniões de mobilização, fomos a campo buscar os produtores para adesão a esse grupo, que é de tamanha importância para a gestão financeira da fazenda. Enfim, tivemos um ano positivo, de grandes avanços nesse setor”, finaliza.
Da semeadura à colheita, foi um sucesso a 1ª Rota do Milho de Abaeté e Região, com um público recorde de aproximadamente 200 pessoas, dentre organizadores, produtores e técnicos.
Um dos destaques do ano foi a reformulação do Programa Cooperabaeté Assist, com foco maior na gestão econômica das fazendas, no sentido de impulsionar o desenvolvimento sócio-econômico do produtor de leite. O novo Educampo foi apresentado em uma reunião dia 18 de janeiro.
Publicado por: Renato Alves