Desinfecção de Tetos: Importância e Cuidados para os Melhores Resultados

A desinfecção de tetos antes (predipping) e após a ordenha (postdipping) é uma etapa importante para garantir a obtenção de leite com qualidade.

Ela atua na descontaminação da pele dos tetos, evitando que bactérias contagiosas e ambientais invadam a glândula. Quando realizada de forma correta, há eliminação das bactérias ambientais que contaminam a pele dos tetos antes da ordenha, pela ação do predipping. No caso das bactérias contagiosas que contaminam a pele dos tetos principalmente durante a ordenha, a etapa do postdipping é extremamente importante.

Quais as consequências de uma desinfecção incorreta antes e após a ordenha?

Quado o procedimento é falho e o desinfetante não é de boa qualidade, as bactérias não são eliminadas, podem invadir a glândula mamária e causar um quadro de mastite subclínica com aumento da contagem de células somáticas (CCS). É importante lembrar que a mastite subclínica diminui a produção de leite e altera a sua qualidade. Além disto, dependendo da bactéria que invadir a glândula mamária, podemos ter, também, aumento da contagem padrão em placas (CPP), ou seja, do número de bactérias no leite do tanque. Isto ocorre, por exemplo, no caso de uma bactéria altamente contagiosa, chamada Streptococcus agalactiae.

Podemos ainda ter problemas de mastite clínica principalmente quando as bactérias ambientais invadem a glândula mamária e desenvolvem um quadro clínico que pode ser muito grave, sinalizado na Figura 2 pela cor vermelha da glândula mamária. Bactérias, como a Escherichia coli, podem desenvolver uma mastite hiperaguda e levar a vaca à morte.

Uma forma de avaliar se a desinfecção antes e após a ordenha está sendo realizada de forma adequada, consiste em, periodicamente, envolver um papel toalha seco descartável em toda a extensão do teto desinfetado e observar. Quando o procedimento é realizado de forma correta, toda a extensão do papel fica úmida, demonstrando que todo o teto foi desinfetado. Isto é simples e muito importante!

O que fazer para garantir que os procedimentos de desinfecção antes e após a ordenha sejam corretos?

A escolha de um produto com boa ação desinfetante é o primeiro passo para eliminar as bactérias presentes na pele e na extremidade dos tetos (Figuras 1 e 2). Realizar os procedimentos de forma correta é o segundo passo. Os pontos importantes que precisamos estar atentos para garantir os melhores resultados estão descritos na Figura 3.

Vacas submetidas à desinfecção de tetos antes e após a ordenha e de forma correta têm uma redução de 50% dos novos casos de mastite no primeiro ano e de 75% no segundo ano. Isto significa mais animais sadios no rebanho, menor CCS do leite do tanque e maior produção de leite. Em outras palavras, significa vacas felizes e mais leite no tanque.

Fique atento produtor! A desinfecção correta dos tetos faz toda a diferença e é muito importante para a produção de leite com qualidade!

Autor:
Professora Titular da Escola de Veterinária da UFMG. Parceira da CCPR no Programa Tudo Nos Conformes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Popup será fechado em 20 segundos

× Atendimento online